Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

04 de Maio de 2020

Taxa de juros vai incentivar venda de imóveis

Até o final do ano, a comercialização de imóveis deve voltar ao ritmo que estava no início de 2020, apontam os especialistas. Mesmo com a situação da pandemia do coronavírus, eles estão otimistas e acreditam que o setor não será penalizado fortemente.

Foi vista a diminuição nas visitas físicas, mas em compensação, a busca online por imóveis registraram um aumento expressivo. No Imovelweb, site de compra e aluguel de imóveis, houve um aumento na busca por imóveis de 68% nesta última semana de abril, frente ao mesmo período de março. Tiago Galdino, diretor financeiro do Imovelweb destaca que esse é um indicador no processo da compra do imóvel.

Outro ponto que favorece a retomada é o atual patamar da taxa de juros. Com a Selic em 3,75% ao ano, as taxas do financiamento imobiliários variam de 6,5% ao ano até 8% ao ano nos grandes bancos, o que é considerado bem atrativo ao consumidor. Além da atual situação com uma carência de seis meses (180 dias) para o início do pagamento das prestações de financiamento de imóveis novos para todas as linhas de crédito habitacional da Caixa.

Uma alternativa a mais é a campanha “Vem Morar”, articulada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a Caixa e inclui tanto imóveis econômicos e unidades do programa Minha Casa Minha Vida quanto empreendimentos de alto padrão com desconto mínimo de 3.000 reais sobre o valor do imóvel.

A iniciativa terá duração inicial de 60 dias e visa não apenas preservar o emprego como, também, gerar novos postos de trabalho na construção civil durante a pandemia pelo novo coronavírus.