Notícias
Setor da Construção
03 de Fevereiro de 2016
SINDUSCON-BA e SESI irão atuar juntos no combate ao Aedes Aegypti
A Dengue, Chikungunya e Zika são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e apresentam situação epidêmica na Bahia. A disseminação do Zika vírus e sua provável ligação com casos de microcefalia tornaram-se uma emergência de saúde pública internacional, declarou recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Ministério das Cidades divulgou esta semana a Portaria N° 34, de 29/01/16, que estabelece procedimentos para sensibilização de agentes e controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti em canteiros e frentes de obras dos empreendimentos apoiados financeiramente pelo Ministério das Cidades inseridos nos Programas de Aceleração do Crescimento e Minha Casa, Minha Vida.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/portaria-preve-campanhas-de-combate-ao-aedes-aegypti-em-obras-do-pac
O SINDUSCON-BA com apoio do SESI Bahia promovem campanha de Combate ao Aedes aegypti, conteúdo desenvolvido com a participação do Grupo Técnico de Saúde e Segurança do Trabalho (GT-SST) do Sindicato. Estas ações devem ser promovidas de forma continuada, com periodicidade semanal nos canteiros de obras, para sensibilização dos colaboradores com atuação no ambiente de trabalho e nas suas casas.
A ação prevê a utilização de apresentação de Power point e vídeos sobre assuntos no Diálogo Diário de Segurança (DDS), promovido nos canteiros, e a inspeção do canteiro com o check-list fornecido para eliminar os locais de água parada.
Confira o material disponível para as ações nos canteiros:
1) Link de vídeos sobre o tema para consulta pelos multiplicadores e divulgação aos colaboradores.
Todos contra a dengue – Dráuzio Varela – SESI (11’07”) https://www.youtube.com/watch?v=u9kQKGkeAwg
Cordel “Este mosquitinho é a peste”- Anne Karolynne (02’06”) https://www.youtube.com/watch?v=D2_FD71MDyg
2) Apresentação da campanha para uso nos DSS com os colaboradores.(Arquivo enviado por email para os associados)
O SINDUSCON-BA sugere o registro em lista de presença pelos participantes.
3) Check-list para inspeção nos canteiros. (enviado por email)
Obras paradas também devem ser acompanhadas pelos responsáveis, já que podem se transformar em focos de propagação do mosquito. A campanha prevê ainda a realização de um evento, no SINDUSCON-BA, com o pessoal de SST que atua nos associados. A idéia é promover uma palestra para esclarecer de forma mais profunda os riscos e a importância da prevenção.