Notícias
Palestra
05 de Agosto de 2019
Setor da construção civil discute melhorias nas Paredes de Concreto
O Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), em parceria com a Comunidade da Construção, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Grupo Parede de Concreto, realizou, na última sexta-feira (2), na sede do sindicato, o evento “Paredes de Concreto: Melhores práticas, pesquisas e critérios de desempenho”.
O evento teve como objetivo expor temas atuais relativos ao Sistema Construtivo em Paredes de Concreto e apresentou melhores práticas, resultados de pesquisas e práticas construtivas além de discutir critérios de desempenho baseados em situações reais.
A programação contou com as palestras “Cenário Atual de Paredes de Concreto no Brasil”, ministrada pelo engenheiro Rubens Monge; “Parede de Concreto – Ótima alternativa para o seu negócio”, promovida pelo engenheiro e diretor da Signo Engenharia, Ary Fonseca Jr.; “Desempenho e Atendimento aos requisitos e critérios da ABNT NBR 15575 no Sistema de Paredes de Concreto”, proferida pela mestre e doutora em engenharia e diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento, Maria Angélica Covelo Silva; “Avaliação e Identificação de Causas de Patologias Associadas ao Destacamento de Cerâmicas em Obras do Estado da Bahia”, apresentada pelo professor e vice-coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC/UFBA), Dr. Daniel Véras Ribeiro e “Parede de Concreto – Villa das Flores: nossa história e resultados”, ministrada pelo engenheiro e diretor de obras da Impacto Construções, Daniel Rolemberg Cortês.
Para Ana Gabriela, representante regional da ABCP e organizadora do evento, iniciativas como esta são importantes para atualizar o setor sobre as novas tendências do setor de construção. “A utilização do sistema Paredes de Concreto é recente no Brasil, mas que já está sendo muito utilizada, principalmente, em construção de conjuntos habitacionais, que exigem padronização nos projetos e rapidez. Este evento mostrou exatamente isso, o cenário no país, a sua viabilidade e economia, os critérios para atender à Norma de Desempenho, a utilização de produtos de qualidade e depoimentos de profissionais do setor sobre a implementação de parede de concreto em edificações, a fim de capacitar o setor”, destaca.