Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Coronavírus

14 de Abril de 2020

SESI e SINDUSCON-BA vão realizar blitz contra a Covid-19 nos canteiros de obra

Parceiros históricos nas ações de saúde e segurança no trabalho voltadas para a indústria da construção, o SESI-BA e o SINDUSCON-BA iniciam, nesta terça-feira (14), uma ação conjunta para prevenir a incidência de Covid-19 nos canteiros de obra da Bahia. Trata-se da Blitz contra a Covid-19. A medida tem inicialmente como alvo uma população de mais de cinco mil trabalhadores da construção que estão em atividade em 41 canteiros de obras de  Salvador, Camaçari, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Candeias, Lauro de Freitas e Ilhéus que já aderiram à iniciativa.  

A parceria prevê visitas aos canteiros para realizar ações preventivas de saúde e também para orientar sobre o cumprimento do Ofício Circular SEI n. 1088, do Ministério da Economia, que trouxe orientações para as empresas de construção diante da pandemia do coronavírus.  

Na área de saúde, o SESI realizará a medição da temperatura corporal bem como orientação e esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19. Já na área de segurança e saúde no trabalho, a proposta é apoiar as empresas no cumprimento de medidas técnicas, colocando a serviço das empresas equipes especializadas que vão dar orientações in loco, além de distribuir material educativo como folders, cartazes e outros materiais informativos. 

O presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Marden Passos, lembrou da parceria histórica com o SESI e acrescentou a importância de colocar a expertise da instituição para apoiar as empresas na tomada de decisões preventivas diante da pandemia de coronavírus. “O SESI tem uma longa história de parceria com a indústria da construção e vem nos ajudar a orientar as empresas e atuar na prevenção junto aos trabalhadores da construção”, acrescentou. 

Expertise e parceria 

O superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, destaca que, “neste momento de crise, o SESI não podia deixar as empresas do sindicato sem um apoio”. Ele destaca que as ações estão sendo definidas em conjunto com os líderes do sindicato para a visita da blitz aos canteiros indicados pelo Sinduscon. 

Carlos Henrique Passos, diretor de Relações Institucionais do SINDUSCON-BA, lembrou que as empresas vinculadas ao sindicato atuam num setor essencial que mantém suas atividades neste momento de pandemia, o que aumenta a necessidade de reforçar medidas de proteção. “As empresas já estão fazendo a sua parte mas, com a ajuda especializada do SESI, a gente vai ter mais efetividade”, complementou.   

O gerente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Bahia, Amélio Miranda, complementou que “o SESI tem a missão de contribuir para um ambiente de trabalho seguro e um trabalhador saudável. Esta ação em parceria com o Sinduscon apenas reforça este propósito". Ele informou ainda que, na próxima semana, a proposta de atuação do SESI será apresentada ao setor da construção, em reunião conjunta com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e lideranças do Sinduscon, quando será detalhado este conjunto de ações para os empresários e também para receber contribuições.