Notícias
Setor da Construção
13 de Julho de 2020
Projeto apoiado pelo SINDUSCON-BA é aprovado no Edital de Inovação
O Projeto Smart Inspecs na Construção Civil foi contemplado no Edital de Inovação para a Indústria (2019), na categoria de Inovação Setorial. A proposta foi apoiada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia – SINDUSCON-BA e conta com a participação de quatro empresas associadas, sendo elas a Concreta, Conie, Gráfico e MRV. O edital é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria - SESI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI que visa financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira com foco no aumento da produtividade e competitividade, além da otimização da segurança e saúde.
O objetivo principal do projeto é desenvolver uma multiplataforma em nuvem para inspeção das condições de segurança em canteiros de obra, baseada nas Normas Regulamentadoras NR18, NR35, NR12 e NR28, integrando tecnologia, drones e dispositivos móveis. O SESI estará executando o desenvolvimento do projeto junto com a Universidade Federal da Bahia - UFBA, que terá início hoje, 13 de julho.
Dentre os potenciais benefícios estão o desenvolvimento regional e nacional do setor da construção civil, a economia nas horas de monitoramento das condições de segurança, ganhos de produtividade e qualidade das inspeções padronizadas. Tudo isso será possível por meio de tecnologias adaptáveis aos diferentes tipos de canteiros de obra contribuindo para a melhoria das condições de trabalho, da saúde ocupacional e cumprimento das normas regulamentadoras de segurança.
O sistema fornecerá relatórios com indicadores e não conformidades em tempo quase real, de modo a dar celeridade ao processo de tomada de decisão para correções imediatas e preventivas, incluindo fotos e vídeos em alta resolução.
De acordo com o vice-presidente do SINDUSCON-BA e gestor da Conie Empreendimentos, Alexandre Landim, essa é uma grande conquista para a construção civil na Bahia. “Estamos sempre em busca de novas soluções em benefício do setor e nada melhor do que usar a tecnologia para garantir a segurança dos nossos colaboradores. No projeto em parceria com o SESI-BA e a UFBA, poderemos utilizar drones para realizar inspeção de segurança em locais com dificuldade de acesso com uma velocidade surpreendente, melhorando nosso ambiente de trabalho”.
O SINDUSCON-BA também está buscando anuência junto a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, no que se refere a relevância do projeto para o segmento.
Blitz Contra a Covid nos Canteiros de Obra
Através da parceria com o SESI-BA, também estão sendo realizadas as Blitzes Contra a Covid nos Canteiros de Obra, para assegurar as medidas preventivas e a manutenção dos empregos.
O SINDUSCON-BA solicitou a formatação de uma ação de vistoria e orientações qualificadas nos canteiros de obras de suas associadas. Neste contexto, o sindicato realiza o mapeamento de todos os canteiros ativos no Estado da Bahia e disponibiliza ao SESI uma listagem atualizada semanalmente. Posteriormente, as visitas são agendadas e executadas pela equipe técnica do SESI composta por profissionais de saúde, entre eles médicos e agentes especialistas em Segurança e Saúde no Trabalho, com a finalidade de orientar e auditar de acordo com um protocolo específico.
Ao final de cada visita é gerado um relatório técnico, certificando a obra quanto as condições de prevenção e controle da Covid-19. A primeira etapa foi concluída com mais de 5 mil colaboradores atendidos. A ação continua com novas rodadas.