Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

14 de Maio de 2015

Plano Urbano que integra projeto da Ponte SSA-Itaparica é apresentado na Ilha

A preservação ambiental e o desenvolvimento econômico, social, territorial e institucional são os desafios identificados no Plano Urbano Intermunicipal da Ilha de Itaparica (PUI). O documento faz parte das ações que integram o planejamento do Sistema Viário Oeste (SVO), do qual faz parte a ponte Salvador-Ilha de Itaparica. O PUI foi apresentado ontem (13), na Ilha, para os Grupos de Acompanhamento Local (GAL). A palestra foi realizada pelo consórcio responsável pelos estudos urbanísticos do projeto.

O Programa de Desenvolvimento Urbano da SVO tem três vertentes: planejamento socioeconômico, planos urbanísticos e planos setoriais locais de habitação, saneamento e mobilidade. Os planos urbanísticos englobam o Plano Urbano Intermunicipal da Ilha de Itaparica (PUI), Plano Diretor Urbano (PDDU) e Plano Local Urbanístico (PLUR).
 
A elaboração do PUI foi iniciada em abril de 2014 e contou com oficinas periódicas nas localidades envolvidas. Uma versão digital foi entregue aos presentes, que têm até segunda (18) para encaminhar sugestões e críticas, as quais serão consideradas e levadas para a audiência pública do dia 11 de junho, que aprovará a versão final. Em reunião anterior, o PUI foi detalhado para os agentes políticos dos municípios. “Todo o processo foi participativo”, destaca Graça Torreão, diretora Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que coordena o trabalho. O PUI tem o propósito de planejar a ocupação e o desenvolvimento urbano na área diretamente impactada pela ponte. E seu conteúdo servirá de subsídio para uma nova etapa, que é a elaboração dos PDDU dos municípios de Vera Cruz e Itaparica e Intermunicipal