Notícias
Geral
10 de Março de 2017
Obras para o BRT de Salvador começam no primeiro semestre
O prefeito ACM Neto anunciou ontem, 9, que o edital de licitação do BRT de Salvador será publicado na próxima terça, 14, com a previsão de que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva com a participação do ministro das Cidades, Bruno Araújo, que veio a Salvador para visitar as obras do metrô da capital baiana. Segundo o prefeito, a concorrência deve durar entre três e quatro meses e, logo após esta etapa, a ordem de serviço para início das obras será dada.
A previsão é que as intervenções durem até 28 meses. “A minha ideia é que, tão logo a licitação esteja concluída, a gente possa dar a ordem de serviço”, disse. A intervenção tem financiamento aprovado de R$ 408 milhões pela Caixa Econômica Federal, o que irá viabilizar a primeira etapa. Conforme o prefeito as obras vão começar da região do Iguatemi para a Av. Juracy Magalhães. O início do serviço estava previsto para este mês.
Para o ministro Bruno Araújo, a obra do metrô de Salvador é uma das maiores do governo federal. Durante a coletiva, ele disse que o “metrô é uma obra GG”, em referência à propaganda do governo estadual, que chama a intervenção de “tamanho G”. O ministro, no entanto, negou qualquer tipo de competição pela “paternidade” da obra com o governo estadual. Ele também aproveitou para ressaltar os investimentos feitos pela União para viabilizar as intervenções no sistema metroviário e assegurou que os repasses federais estão garantidos.