Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

29 de Agosto de 2017

Norma de Desempenho integra pauta da reunião da CBIC

Um dos temas de destaque da pauta da reunião da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CII/CBIC) desta quarta-feira (30/08), na sede do Secovi-SP, em São Paulo, será a Norma de Desempenho. O tema será abordado pelo presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos. Vigora desde o último mês de julho o novo Regimento do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). O novo texto, aprovado pelo Ministério das Cidades, adequou o antigo regimento aos requisitos e critérios de desempenho da norma técnica ABNT NBR 15.575:2013 - Edificações Habitacionais - Desempenho. O SiAC tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade de empresas de serviços e obras, considerando suas características específicas de atuação.
 
O novo regimento tem relação direta com os documentos orientativos elaborados pelo Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério das Cidades, em 2015, do qual a CBIC fez parte. Tais documentos contêm especificações de desempenho nos empreendimentos de Habitações de Interesse Social (HIS), baseadas na NBR 15.575. O material é destinado à implementação da Norma de Desempenho no âmbito dos empreendimentos de HIS, bem como à divulgação do catálogo de sistemas convencionais e inovadores que tiveram seus ensaios de desempenho aprovados pelo comitê de qualidade do projeto. Segue relação dos documentos disponibilizados gratuitamente no site do Ministério das Cidades e link onde os mesmos podem ser acessados:
 
Documentos disponibilizados:
 
. “Especificações de Desempenho nos Empreendimentos de HIS Baseadas na ABNT NBR 15575 - Edificações Habitacionais - Desempenho”;
 
.“Orientações ao Proponente para Aplicação das Especificações de Desempenho em Empreendimentos de HIS”;
 
.“Orientações ao Agente Financeiro para Recebimento e Análise dos Projetos";
 
."Catálogo de Desempenho de Subsistemas", e
 
."Diretrizes e Documentos de Avaliação Técnica - DATec's do SiNAT".