Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Economia

16 de Julho de 2020

Monitor do PIB aponta alta de 0,7% em maio ante abril, diz FGV

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 0,7% em maio ante abril, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com maio de 2019, a economia teve uma retração de 13,3% em maio de 2020.

Em nota, a FGV destacou que as fortes retrações em todos os componentes do PIB, tanto pela ótica da oferta quanto pela ótica da demanda, foram concentradas em março e abril, por causa do isolamento social adotado na contenção da pandemia de covid-19. Em abril, o Monitor do PIB havia apontado uma retração de 9,3% frente a março.

“Apesar do crescimento de 0,7% frente a abril, ainda é cedo para afirmar que este resultado indica uma retomada da economia tendo em vista que falta ainda muito para recuperar a enorme perda acumulada de 13,9% registrada nos meses de março a abril deste ano. Cabe ressaltar que a situação da economia é ainda muito frágil e mesmo com o crescimento observado em maio, a economia encontra-se em patamar 13,2% abaixo do que apresentava em fevereiro”, diz a nota da FGV.

Mesmo com a alta de 0,7% ante abril, a FGV chamou a atenção para o fato de duas atividades ainda terem apresentado quedas em maio: “outros serviços”, com retração de 0,9% ante abril, e a “construção civil”, com baixa de 1,5%.
Com a alta de maio, o Monitor do PIB apontou uma queda de 9,4% no trimestre móvel encerrado em maio, ante o trimestre móvel imediatamente anterior, terminado em fevereiro.