Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

03 de Abril de 2017

Mercado financeiro baixa estimativa de inflação para 2017

Os analistas das instituições financeiras baixaram sua estimativa de inflação para este ano e passaram a estimar um corte maior da taxa básica de juros no decorrer de 2017. As previsões do mercado financeiro foram coletadas pelo Banco Central na semana passada e divulgadas nesta segunda-feira (3) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. Mais de cem instituições financeiras foram ouvidas.
 
Para o comportamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2017, a "inflação oficial" do país, o mercado baixou sua previsão de 4,12% para 4,10%. Foi a quarta redução seguida do indicador.
 
Com isso, manteve a expectativa de que a inflação deste ano ficará abaixo da meta central, que é de 4,5%. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser perseguida pelo Banco Central, que para isso eleva ou reduz a taxa de juros (Selic).
 
Para 2018, a previsão do mercado financeiro para a inflação permaneceu estável em 4,50%. O índice está em linha com a meta de inflação do período (4,5%) e também abaixo do teto de 6% para o ano que vem.