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Geral

07 de Novembro de 2018

Informativo do GT – Gestão de Conhecimento

A versão 2015 da ISO 9001 trouxe um novo requisito, Gestão de Conhecimento (item 7.1.6 – Conhecimento Organizacional), ressaltando a importância de analisar e controlar o conhecimento organizacional, levando em consideração o contexto da organização, incluindo seu tamanho e complexidade, os riscos e as oportunidades que ela tem que tratar e a necessidade de acessibilidade a esse conhecimento.

Conhecimento Organizacional é conhecimento adquirido ao longo do tempo, obtido por experiência, o que pode ser baseado em fontes internas, como propriedade intelectual dos colaboradores; lições aprendidas de falhas e de projetos bem sucedidos; captura e compartilhamento de conhecimento e experiência não documentados; os resultados de melhorias e processos, produtos e serviços e fontes externas, como normas; academias; conferências e compilação de conhecimento de clientes ou provedores externos.

Trata-se de informação que é usada e compartilhada para alcançar os objetivos da organização, assim como a conformidade de produtos e serviços.

Os requisitos relacionados ao conhecimento organizacional têm como propósito salvaguardar a organização de perdas de informações e encorajá-la a adquirir e disseminar a cultura. Para atendimento aos requisitos da ISO 9001 não se faz necessário estabelecer um procedimento documentado de conhecimento organizacional. A empresa deve manter e disponibilizar as informações na extensão necessária, lembrando que conscientização agora também é requerida.