Notícias
Geral
23 de Janeiro de 2020
Informativo 09 - Exigências para atendimento ao nível B do PBQP-h
O PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat é um programa evolutivo formado pelos níveis (de adesão) B e A. Conforme o Regimento SIAC, as empresas construtoras podem escolher o nível a implantar e/ou certificar, a depender de suas necessidades.
A grande diferença do nível A em relação ao B é quanto a obrigatoriedade de itens, isto é, no nível B alguns itens não possuem a implementação mandatória. Para ambos os níveis a norma a ser implementada é a mesma, porém, enquanto no nível A a empresa precisa implementar 100% dos requisitos normativos, no nível B a empresa precisa apenas de 75% dos requisitos desejáveis. Parte destes requisitos podem estar em fase evolutiva, enquanto outros não precisam estar implantados na empresa. Exemplos:
6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades (Não é obrigatório);
6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los (Item evolutivo);
6.3 Planejamento de mudanças (Não é obrigatório);
8.3.2 Planejamento da elaboração do projeto (Item evolutivo);
8.3.5 Saídas de projeto (Não é obrigatório).
Outra diferença importante entre esses dois níveis é a quantidade de serviços e materiais que devem ser controlados na obra. No nível A, todos os serviços executados e os materiais utilizados na execução desses serviços devem ser controlados e no nível B, existem porcentagens definidas para esse controle, sendo 40% para serviços e 50% para materiais.