Notícias
Geral
04 de Julho de 2019
Informativo 06/2019 - Planejamento de Mudanças
A NBR ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade, no item 6 referente a Planejamento, descreve o que é necessário para um planejamento adequado de uma organização, passando pelas ações necessárias para abordar riscos e oportunidades (item 6.1), a determinação dos objetivos da qualidade e o planejamento para alcança-los (item 6.2) até o Planejamento de Mudanças (item 6.3).
Para o caso do Planejamento de Mudanças, a organização deve determinar a necessidade de mudanças no sistema de gestão da qualidade de maneira planejada e sistemática, considerando o propósito das mudanças e suas potenciais consequências, ou seja, os impactos que estas mudanças podem ocasionar, podendo ser recursos (humano, software, equipamentos), processos, treinamento, estratégico, projetos, dentre outros. Também deve ser considerada a integridade do sistema de gestão da qualidade, a fim de verificar se existe algum impacto no próprio sistema, como uma alteração ou criação de um documento ou uma auditoria específica e deve contemplar também a alocação ou realocação de responsabilidades e autoridades. Em resumo, todos os impactos que a mudança irá ocasionar na organização devem ser avaliados e registrados.
Um registro adequado para demostrar a Gestão de Mudanças deve informar a necessidade da mudança, sua justificativa, os impactos com as ações a serem realizadas para minimizar as consequências indesejáveis e potencializar os efeitos desejáveis, os recursos necessários, a identificação do colaborador solicitante, como também do aprovador da mudança, o acompanhamento e a data de aprovação. Convém que este registro seja mantido na organização.