Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

11 de Maio de 2016

Indústria cresce 3,8% no trimestre

Mesmo a passos lentos e ainda a reboque das expectativas quanto à conjuntura econômica do país, a indústria baiana já começa a dar sinais de recuperação. É o que aponta a pesquisa divulgada ontem (10) nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na avaliação dos três primeiros meses deste ano com igual período do ano passado, a Bahia ficou entre os três estados que conseguiram registrar crescimento da produção industrial, dentre os 15 estados e regiões pesquisados pelo IBGE.
 
O crescimento de 3,8% só ficou atrás dos índices registrados no Pará (10,8%) e Mato Grosso (6,6%). Em todos os demais, houve queda na produção, gerando um recuo médio nacional de 11,4% no país. A maior queda no trimestre foi registrada em Pernambuco: 27%. São Paulo e Rio de Janeiro também tiveram desempenho negativo: 13,6% e 10%, respectivamente.
 
Segundo o levantamento, o fôlego da indústria baiana foi puxado pelos segmentos de produção de coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis. Os setores puxaram o desempenho da indústria local, revertendo a perda de 8,9% observada no último trimestre de 2015.