Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

01 de Julho de 2015

GT-SST do SINDUSCON-BA contará com reuniões mensais

A primeira reunião do Grupo de Trabalho Permanente de Segurança e Saúde (GT-SST) do SINDUSCON-BA realizada ontem (30/06), no Sindicato, contou com a participação de 13 empresas associadas e 18 pessoas. Segundo o coordenador do GT, Abrahão Sobral, Engenheiro de Segurança do SESI, os membros apreciaram a proposta de regimento do GT-SST e validou o calendário de reuniões que terão periodicidade mensal.  Também foi avaliado o Plano de Trabalho do Grupo com temas a serem discutidos. “Um dos pontos levantados foi a necessidade de se criar indicadores de Saúde e Segurança no Trabalho”, destacou. Para ele, o grupo é um importante fórum que contribuirá para um ambiente seguro e saudável nas obras.
 
A criação do GT-SST foi viabilizada também pelo convênio entre o SESI e o SINDUSCON-BA para atender a demanda do setor na área de Segurança e Saúde no Trabalho. O SESI disponibilizou um Engenheiro de Segurança com dedicação de 20h semanais, cujas atribuições são desenvolver, juntamente com o Sindicato, um planejamento das atividades para a operacionalização de Projetos de Atenção em SST; apoiar tecnicamente o Sindicato nas ações de SST e na defesa de interesses da indústria da construção; realizar, juntamente com o sindicato, eventos técnicos de SST e relacionar-se com órgãos governamentais e demais entidade em assuntos relativos à SST.
 
Cabe ainda ao profissional acompanhar a atualização das legislações de SST voltadas ao setor da construção e divulgar para as empresas associadas e orientá-las  coletivamente com relação às medidas de controle, seguindo a hierarquização, além de  realizar visitas técnicas para identificação de demandas coletivas e possíveis projetos voltados para segurança e higiene ocupacional.
 
O convênio contempla também ações de Saúde Ocupacional com serviços de avaliação do Médico do Trabalho (Perícia) e Gestão de Afastamento menores que 30 dias. As associadas do SINDUSCON-BA interessadas nos pacotes de saúde contratam os serviços diretametne com o SESI com preços diferenciados.