Notícias
Geral
03 de Maio de 2017
GT de Qualidade fala sobre nova versão do regimento SIAC do PBQB-H
Confira o Informativo 03 do GT de Qualidade do SINDUSCON-BA:
INFORMATIVO 03
A nova versão do regimento SIAC do PBQB-H, traz o requisito 7.3. Projeto, como foco principal de mudanças. Este requisito é dividido em 08 (oito) itens: Planejamento, entradas, saídas, análise crítica, verificação, validação e controle de alterações de projetos. O oitavo item refere-se a análise crítica específica a projetos fornecidos por clientes. Os itens referentes à Planejamento da elaboração de projetos (7.3.1.), Análise crítica (7.3.4.), verificação (7.3.5.), controle de alteração (7.3.7.) e análise crítica fornecida por clientes (7.3.8.) não sofreram quaisquer alterações.
O item 7.3.2 - entradas de projetos foi o item com maiores alterações e faz alusão à necessidade de definir os níveis de desempenho relativos aos requisitos dos usuários conforme NBR 15575 – Parte 1: Requisitos gerais. O conjunto de requisitos e níveis de desempenho pretendidos deve ser concentrado num único documento chamado PDE – Perfil de Desempenho da edificação. A empresa deverá garantir seu cumprimento ao longo das etapas de projetos e manter uma versão deste registro controlada.
O item 7.3.3 - Saídas de projetos, teve incluídos 02 (dois) parágrafos onde são ressaltadas a obrigatoriedade da apresentação de evidências (nos meios definidos) do atendimento aos requisitos expressos no Perfil de Desempenho da Edificação, bem como a análise de desempenho esperado nas soluções propostas. Tudo deve ser registrado e mantido.
O único item que não pôde ser analisado foi o 7.3.6 – Validação de projetos, que foi suprimido na impressão da portaria publicada em Janeiro, mas em breve será republicado e nesta nova versão será incluído.