Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

15 de Dezembro de 2014

Grandes obras são chances para o crescimento da construção civil

Em matéria publicada neste domingo (14), no Correio, é destacado o investimento das pequenas construtoras em inovação de processos para atuar com grandes projetos. A reportagem fala sobre a forte tendência no mercado na construção civil da participação de pequenas empresas na realização de grandes obras. O presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, foi uma das fontes e destacou que na Bahia, 50% das empresas são pequenas ou médias.
 
Conforme a entrevista, metade das 13 mil  empresas  cadastradas no  Sindicato é considerada de pequeno ou médio porte. “A participação da pequena e da média empresa é  importante na cadeia da construção civil pela condição de trazer para o setor  maior eficiência e redução de custo. O setor caminha para a busca da especialidade. A cadeia da construção civil se aproxima do segmento do setor automotivo onde há grandes empresas que vendem o produto ao mercado, mas a construção acontece de forma coletiva”, explica.
 
O presidente do SINDUSCON ressaltou que a participação dessas empresas menores em obras na Bahia já é uma realidade e segue uma tendência internacional. “Esse é o modelo ideal da construção civil. Com isso, você ganha na produtividade, na qualidade de serviços e reduz de forma forte o número de acidentes de trabalho, pois quanto mais especialista a empresa for, melhor vai ser sua formação e capacitação dos funcionários, o que reduz os riscos”, diz.