Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

07 de Abril de 2017

Governo vai rever meta fiscal de 2018

A equipe econômica vai rever a meta fiscal de déficit de R$ 79 bilhões das contas do governo em 2018 - último ano do mandato do presidente Michel Temer. A revisão para um déficit maior será necessária para garantir credibilidade à política fiscal, já que o cenário é de previsão de receita muito menor do que a estimada quando a meta foi definida em julho do ano passado.
 
O governo, porém, avalia se a revisão ficará ou não para depois do envio ao Congresso Nacional do projeto Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que tem prazo até o final da semana que vem para ser encaminhado aos parlamentares.
 
Como o foco do governo neste momento está totalmente voltado para a aprovação da reforma da Previdência, a preocupação é de que a discussão da meta atrapalhe as negociações. Lembrando que faltam poucos dias para o prazo final de envio da LDO de 2018 ao Congresso, 15 de abril. O problema para o governo é que, se não alterar agora a meta de déficit de 2018, terá de fazer depois durante a tramitação no Congresso, com riscos maiores. Para um integrante da equipe econômica, não há motivos para adiar essa mudança.