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20 de Abril de 2015

Governo do Estado substituirá sistema de trens do subúrbio por VLT até 2017

Matéria publicada no jornal A Tarde nesta segunda (20) destaca que a expectativa do governo estadual é substituir o atual modelo de transporte de trens pelo Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) até 2017. Enquanto o VLT não é implantado, usuários cobram melhorias a curto prazo e o estado destaca que investe cerca de R$ 20 milhões para manter o sistema. Segundo o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), José Eduardo Copello, o sistema transporta diariamente cerca de 14 mil pessoas, em média, nos dias úteis. A tarifa é de R$ 0,50. Nas estações, apesar de haver serviço de limpeza, a infraestrutura está precária. Usuários reclamam que muitas estão com a iluminação e o teto comprometidos. Dez estações compõem o sistema.
 
Copello ressalta que o estado recebeu o sistema da prefeitura em 2013 em situação precária. A licitação para a implantação do VLT, que vai substituir o sistema de trens do subúrbio, deve ser lançada até junho, enquanto as obras, com investimento de R$ 1,1 bilhão, devem começar no segundo semestre. Além dos 13,5 km já existentes, o VLT será expandido da Calçada ao Comércio e de Paripe até São Luiz, nas proximidades da divisa entre Salvador e Simões Filho. No total, serão 18,5 km e 22 estações. Além disso, o secretário da Casa Civil do estado, Bruno Dauster, anunciou que o VLT será estendido até a Lapa, a partir de um trecho de um km, com viaduto e  túnel que serão construídos. Desta forma, a Lapa será um ponto de convergência entre trem, metrô e ônibus, com o BRT Lapa-LIP, de responsabilidade da prefeitura. A previsão, destaca Dauster, é que em 2017 Salvador conte com 60 km de transporte público sobre trilhos, com o metrô e o trem.
 
Metropolitano - O estado planeja, ainda, implantar o VLT Metropolitano, integrando os municípios de Candeias, Simões Filho, Camaçari e Dias D'Ávila, na Grande Salvador.
Ainda não há data para início ou investimento, mas Dauster diz ser "compromisso" do estado implantar até o final da gestão, em 2018. "Vai interligar grandes polos de trabalho, como a Refinaria Landulpho Alves, CIA, Porto de  Aratu e o Polo de Camaçari", afirma. Ele lembra que nos próximos 60 dias será lançada a licitação para a linha 3 do metrô, ligando Pirajá a Águas Claras, para onde será transferida a rodoviária.