Notícias
Geral
18 de Maio de 2015
Fundação BB investirá R$ 20 mi em hortas e bibliotecas em condomínios do MCMV
A Fundação Banco do Brasil anunciou na última semana que investirá R$ 20 milhões na implantação de projetos certificados como boas soluções relativas à alimentação, educação, energia, saúde e meio ambiente em empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) do Governo Federal. Inicialmente, serão contemplados 124 condomínios do programa habitacional nas cinco regiões do País.
O programa, que prevê iniciativas como a criação de hortas orgânicas e bibliotecas comunitárias e ações de reciclagem, deverá atender ao todo 330 mil pessoas que vivem em 83 mil moradias. A fundação selecionou 38 entidades para capacitar os moradores contemplados, que serão instruídos sobre como recolher resíduos orgânicos e aproveitar pequenos espaços nas residências para o cultivo de flores e plantas.
O projeto também capacitará o mediador de leitura, responsável pela gestão das bibliotecas comunitárias a serem instaladas e por despertar nos moradores o gosto pela leitura. O objetivo do programa é promover qualidade de vida aos moradores do MCMV, incentivando a prática sustentável e viabilizando o acesso a alimentos saudáveis a baixo custo.
No condomínio Ilha das Flores, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a iniciativa já replica a ideia de "fabricar" brincos, pulseiras, colares, chaveiros, marca-página e porta-guardanapos a partir de embalagens plásticas de garrafas de refrigerantes, detergentes e xampus. Os produtos são vendidos, gerando trabalho e renda para os participantes do programa.