Notícias
Setor da Construção
29 de Agosto de 2016
Funcionários e familiares participaram do Dia Nacional da Construção Social
“Queremos através deste evento, Dia Nacional da Construção Social proporcionar aos trabalhadores que fazem a construção civil, um dia de lazer, educação e saúde. Levando qualidade de vida e reconhecimento àqueles que são o maior patrimônio de uma empresa, as pessoas. Este ano com o tema “Valores Constroem” almejamos deixar uma reflexão sobre como os valores morais, éticos e sociais, reforçam uma sociedade mais igualitária”, afirma o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, em seu discurso de abertura no Dia Nacional da Construção Social, realizado no último sábado (27), na Faculdade DeVry/Ruy Barbosa da Paralela.
Pela primeira vez este evento aconteceu em um ambiente acadêmico. “Este é o pontapé inicial da parceria da DeVry/Ruy Barbosa com o SINDUSCON-BA e com o SESI, sendo o primeiro de muitos. Nós também acreditamos em qualidade de vida, e em uma sociedade mais justa e este DNCS fortaleceu ainda mais alguns dos nossos princípios enquanto educadores”,destacou o diretor geral da DeVry, Cristiano de Aguiar.
O DNCS que integra a programação do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e SESI DN, efetivado pelo SINDUSCON-BA e SESI-BA e contou com o suporte da DeVry Brasil e apoio especial do Seconci Brasil. Além de Salvador, mais 31 localidades de todas as regiões do País realizaram simultaneamente o maior evento de responsabilidade social do setor.
A ação contou com uma extensa programação com alongamento, esquete teatral e karaokê. Além de atividades de prevenção e promoção da saúde, como descarte de resíduos, aferição da pressão arterial, educação ambiental, dosagem da glicemia capilar, definição do IMC, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, educação nutricional, saúde bucal com escovação e aplicação de flúor e recreação para as crianças. Todos estes serviços foram monitorados e tiveram a participação efetiva dos alunos e professores de enfermagem, fisioterapia, farmácia, engenharia ambiental, arquitetura, nutrição e odontologia das Faculdades DeVry | ÁREA1 e DeVry | Ruy Barbosa e de parceiros do SESI.
Antônio Mário é pintor na empresa Sertenge e participou pela primeira vez do Dia Nacional da Construção Social. “Este foi o meu primeiro ano, trouxe a minha esposa e gostamos muito. Como o meu dia a dia é muito corrido, nem sempre consigo fazer exames com frequência, então aproveitei para aferir a pressão, fazer o teste de glicemia e obter orientações sobre saúde. Com certeza iremos voltar o ano que vem”, informou.
O objetivo deste evento foi ampliar a área de atuação das empresas da construção. “A nossa intenção é ir além da construção de empreendimentos, nos dedicando também na educação e na formação de pessoas, com um propósito de melhorar a qualidade de vida e cidadania. O Dia Nacional da Construção Social são ações para as famílias, no nosso dia temos uma atuação muito forte com os nossos colaboradores, entretanto quando trabalhamos com a família, nós nos aproximamos ainda mais do nosso operário, porque sabemos da importância deste elo. A nossa intenção é trabalhar sempre em conjunto com os trabalhadores”, reforçou o gerente de qualidade de vida do SESI, Amélio Miranda.