Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

21 de Novembro de 2014

Ferramenta para gerenciamento de aspectos sustentáveis em obras

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e a Bloco Brasil avançaram na criação de uma nova ferramenta para facilitar o gerenciamento da sustentabilidade em obras, a Avaliação de Ciclo de Vida Modular (ACV-m) de Blocos de Concreto e Pisos Intertravados. O objetivo do projeto, que envolve a criação de uma plataforma de consulta para a comparação entre produtos e fornecedores, é identificar com mais facilidade os aspectos sustentáveis das obras, incluindo dados como consumo de água e energia; consumo de matérias-primas; geração de resíduos construtivos e emissão de CO2.
 
Também poderão ser avaliadas informações de propriedades dos materiais utilizados, tais como durabilidade, resistência e refletância, assim como dados de cunho social como legalidade e iniciativas socioambientais. Com a ferramenta, o setor da construção civil poderá, além de selecionar os produtos ideais, inventariar e certificar projetos e empreendimentos a partir de uma avaliação mais prática e detalhada.
A iniciativa das entidades resulta de uma série de debates relacionados ao tema, que também originou o Relatório Avaliação de Ciclo de Vida Modular (ACV-m) de Blocos de Concreto e Pisos Intertravados, que pode ser acessado gratuitamente pela internet.
 
Composta por Katia R. G. Punhagui (Poli-USP), Sérgio A. Pacca (EACH-USP), Érica Ferraz de Campos (CBCS), Vanderley M. John (Poli-USP), Lidiane S. Oliveira (Poli-USP) e Sérgio Angulo (Poli-USP), a equipe desenvolvedora do projeto irá selecionar empresas do segmento para que seja feito o controle, verificação e consolidação dos dados colhidos, e posterior divulgação dos resultados dos indicadores.
O CBCS ainda não divulgou o prazo para que a ferramenta fique disponível para acesso à todas as empresas do setor.