Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

18 de Julho de 2016

Famílias com crianças com microcefalia terão prioridade no MCMV

Uma nova norma do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV) dá prioridade de acesso à faixa 1 para famílias que tenham integrantes com microcefalia. A medida foi anunciada na última quinta-feira (14) pelo Ministro das Cidades, Bruno Araújo.
 
"Diante da gravidade da situação, o programa Minha Casa, Minha Vida irá disponibilizar as unidades habitacionais prontas para entrega e adaptadas para essas famílias, como fomos orientados pelo presidente da República Michel Temer", disse o ministro.
 
Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, as famílias que se enquadrem nessa nova determinação não precisarão do sorteio de escolha para serem beneficiadas. Elas deverão procurar a prefeitura de seu município, que realizará as intermediações entre o banco e os beneficiários, além de prestar esclarecimento e tomar providências finais para a entrega da unidade habitacional.
A medida deve entrar em vigor assim que publicada no Diário Oficial, o que está previsto para ocorrer nos próximos dias. Ela não levará em consideração a idade de cidadãos com microcefalia, nem a causa da doença.
 
A faixa 1 do programa social atende a famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.800. Até 90% do valor do imóvel pode ser custeado pelo recurso. O ministro Araújo afirmou que são 200 mil unidades habitacionais disponíveis para destinação. "É um número muito substancial de famílias que precisam dar atenção integral aos filhos com microcefalia", acrescentou. Até o momento, são 1.686 casos confirmados no País.