Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

20 de Janeiro de 2015

Explosão em Mataripe deixa três operários de refinaria feridos

Uma explosão durante parada de manutenção na Unidade Geradora de Hidrogênio da Refinaria Landulpho Alves, em Mataripe deixou três operários feridos neste domingo (18/1). Além de fogo a explosão gerou deslocamento do ar, projetando os trabalhadores contra outras estruturas.

Os operários feridos são os caldereiros José Adailton e Jonas Leal e Jucineide de Jesus, todos de empresas terceirizadas.

Eles sofreram queimaduras de 20 a 70% do corpo e traumatismos, sendo levados para o Hospital de Medicina Humana, em Candeias.  Na quarta (14), uma queda de energia provocou incêndio em outra unidade e o desarme de máquinas, equipamentos e instrumentos de segurança em outras unidades.

A queda de energia causou problemas no sequenciador dos absorvedores, bloqueando todo o sistema e pressurizando a linha de querosene. Uma válvula de segurança (PV-30043) não funcionou perfeitamente e houve vazamento de querosene em alta temperatura para a atmosfera, ocasionando incêndio no local.

Segundo a direção de dois sindicatos – o Sindipetro Bahia e o Sittican, “acidentes como o deste domingo podem ser consequências das paradas de manutenção com prazos exíguos e extensas jornadas de trabalho impostas aos que trabalham na refinaria”.