Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

11 de Abril de 2018

Especialista explica como financiar um imóvel antes do Habite-se

Uma das dúvidas mais recorrente do cliente que busca o crédito imobiliário, se é possível fazer o financiamento no início da obra, antes de ter o Habite-se ou até mesmo antes da averbação da construção. Para o especialista em crédito imobiliário e colunista do Radar, Antônio Carlos Oliveira, “sim, é viável e tem diversas formas de realizar”.
 
Oliveira durante entrevista no último sábado (7), no programa Radar Imobiliário, na rádio Transamérica, explicou que o mais comum é o empreendimento construído, após isso é liberado pela prefeitura, o Habite-se e logo em seguida a averbação da construção no cartório. Mas agora é possível, realizar o financiamento na fase de construção do empreendimento, no período em que a construtora e o banco fecham o acordo para custear a obra.
 
Antônio Carlos disse que dois bancos já fazem esse tipo de processo, o Bradesco e Banco do Brasil. Veja as modalidades:
 
Financiamento na planta: pode ser adquirido desde o início, a partir de 5% de obra. O cliente paga o proporcional dos juros do avanço da obra e o seguro. Quando o empreendimento fica pronto é iniciada as amortizações. Ele continua pagando os juros do contrato e seguro.
 
Financiamento fração ideal: também pode ser feito antes do Habite-se, quando a obra está entre 80% a 85% de conclusão. Ele já começa a amortizar o saldo devedor com 30 dias após a celebração do contrato.
 
Financiamento associativo: ou seja, tem o financiamento na planta, na fração e o associativo, que é o crédito para financiamento de imóvel que demanda a formação de um grupo mínimo.
 
Oliveira ainda destaca que recentemente, quando é expedido o alvará de Habite-se, “existem pelo menos dois bancos que já conseguem fazer o financiamento, ele é colocado na fração, mas precisa ter o termo Habite-se”.
 
Veja as vantagens:
 
- Devido a oscilação da economia, nesta modalidade, o cliente consegue assegurar o crédito, que pode ser alterado daqui dias, meses ou anos
 
- Também assegura as condições do financiamento. O prazo de juros, percentual, a taxa, e os benefícios por antecipar o financiamento
 
- Outro fator é a antecipação da entrada no imóvel, seja casa, loja, apartamento. Pois se for feito após a emissão do Habite-se, pode demorar cerca de 60 dias a mais