Notícias
Setor da Construção
24 de Setembro de 2015
Eduardo Gianetti traça panorama da economia brasileira no ENIC 2015
“Brasil: o desafio do desenvolvimento sustentável” foi o tema do painel ministrado pelo economista Eduardo Gianetti, na manhã desta quinta-feira (24/09), no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção, evento que vai reunir 1.500 pessoas no SENAI/CIMATEC, em Piatã, até esta sexta-feira (25/09), para discutir o futuro do setor no Brasil.
Idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o encontro é uma realização do Sindicato da Indústria da Construção no Estado da Bahia (SINDUSCON-BA) e da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), tendo a FIEB, a Caixa Econômica Federal e o Governo Estadual como alguns dos patrocinadores.
Entre os assuntos em exposição, Gianetti traçou um panorama atual sobre a economia no Brasil: “Estamos vivendo a pior reversão de expectativas da era republicana. Essa é a quinta recessão que o Brasil passa, e, ao contrário das demais, ainda não há perspectiva de recuperação ao longo do ano que vem”, explicou.
Para os próximos anos, o economista destacou a necessidade de o governo buscar alternativas emergenciais: “Alguma solução o Estado terá que tomar nos próximos meses. Dá para aumentar o superávit primário sem aumentar a tributação. Outros governos já fizeram isso. O Brasil é muito maior que essa crise, e tenho certeza que conseguiremos sair desta situação e reerguer nossa economia”, concluiu.
Os mediadores do painel foram os presidentes do Sindicato da Indústria da Construção no Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), Carlos Henrique Passos, da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), Luciano Muricy, e o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Carlos Henrique Gantois, que, em breve exposição, reafirmou a importância do evento para a superação da crise e disse acreditar que o “ENIC servirá para levantar novos caminhos através da inovação, criatividade e pesquisa”.
TEMAS DE DEBATES DO DIA 25/09
- O painel 2, “Reformas necessárias para o crescimento sustentado do Brasil”, será apresentado pelo senador Walter Pinheiro (PT/BA) e pelos deputados Antonio Imbassahy (PSDB/BA) e Carlos Marun (PMDB/MS), das 9h30 às 12h30. O jornalista Valdo Cruz será o intermediador.
- Gestão e Soluções para Escassez de Recursos Hídricos” e Iniciativas Inovadoras para a Gestão de Resíduos.
- Desenvolvimento urbano/Futuro das cidades.
- Mobilidade urbana, case de Santana da Parnaíba (SP).
- Visão estratégica no planejamento das cidades.
- Insegurança jurídica.
- Formação de preços nas obras púbicas.
- Novidades técnicas, tecnológicas e normativas da indústria da construção.
- A produtividade na construção civil.
- O cenário econômico atual e a construção civil.
- Gestão compartilhada como fator de sucesso na implantação eficiente de projetos.
Confira toda a programação da 87ª edição do ENIC, em Salvador/BA, no site www.enic.org.br e acompanhe as novidades pelo facebook.com/enicoficial, twitter.com/enicoficial e instagram (enicoficial).