Notícias
Setor da Construção
12 de Abril de 2017
Construção civil busca parceria com Sebrae
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou um conjunto de projetos e busca parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para desencadear ações de interesse da indústria da construção. Delegação da entidade foi recebida ontem (10), por Guilherme Afif Domingos, diretor-presidente do órgão, que reconheceu a importância da construção civil para a economia brasileira e demonstrou interesse em ações conjuntas. “O SEBRAE e a CBIC têm muito em comum e podemos realizar ações de grande envergadura nos campos da capacitação profissional e da gestão”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC. Um dos pontos da agenda foi o aprimoramento da Lei Complementar 123/2006, que criou tratamento diferenciado nas licitações públicas para as micro e pequenas empresas.
Presidente da Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) da CBIC e integrante da delegação, Carlos Eduardo Lima Jorge alertou para a necessidade de estabelecer-se um limite de valor por contrato para que as EPPs (empresas de pequeno porte) possam ser contempladas pelas vantagens garantidas pela Lei. Ele também defendeu um limite para compromissos assumidos simultaneamente por essas empresas. “Além de prejudicar o mercado de empresas regularmente constituídas, a criação oportunista de EPPs gera muita insegurança para a administração pública, na medida em que são assumidos compromissos que vão muito além da capacidade técnica e financeira dessas empresas”, afirmou.
Além do presidente da COP, participaram da audiência Ana Cláudia Gomes, presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC); Geórgia Grace, coordenadora de projetos; Denise Soares, gestora de projetos da COP; e Raquel Ribeiro, gestora de projetos da Comissão de Materiais e Tecnologia (COMAT) da CBIC. A presidente do FASC propôs uma ampla ação para modernizar a gestão das empresas da construção, dentro do encadeamento produtivo, ideia bem recebida pelo presidente do SEBRAE. Os ideias discutidas na reunião serão aprofundadas em novo encontro.