Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Economia

15 de Junho de 2015

Bahia foi o estado onde o governo mais investiu em 2015

A Bahia foi o estado brasileiro que mais ampliou os investimentos nos quatro primeiros meses de 2015 e um dos três estados que não apresentaram redução nos valores gastos. Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, publicada hoje (15), a Bahia elevou a despesas liquidadas de R$ 352 milhões para R$ 511,6 milhões em relação ao mesmo período de 2014, um crescimento de 45,3% em relação a 2014.

Outros estados como Minas Gerais e Pernambuco tiveram redução nos investimentos de 97,3% e 77% respectivamente e mesmo estados ricos como São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram queda nos investimentos de 25.9% e 14,2%, respectivamente.  Vale ressaltar que nas contas da Bahia a rubrica investimento pode incluir a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente o que distorce um pouco a análise.
 
Apesar da evolução positiva dos investimentos, as finanças estaduais apresentaram queda na arrecadação. Em matéria do Estado de São Paulo, a Bahia aparece entre os estados que apresentaram menor perda de receita, da ordem de 0,6%, inferior à redução em estados como Pernambuco, de 7,2% e São Paulo, com queda de 5,8%. A perda de receita  foi compensada pela redução de 0,8% no gasto com pessoal, enquanto outros estados tiveram aumentos de até 10%.

O governo da Bahia concedeu o reajuste dos servidores da ordem de 6,4%, que foi o índice de inflação, mas o dividiu em duas parcelas, jogando a última para o final do ano, ou seja, na prática ficou abaixo da inflação. Ainda assim a Bahia já atingiu o limite de alerta de gastos com pessoal  estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 43,74% da Receita, e está próximo do limite prudencial, de 46,17%. Segundo fontes da Secretaria da Fazenda, o resultado reflete os controle absoluto das depesas do estado.