Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

16 de Janeiro de 2018

Aumenta a oferta de emprego na indústria

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta terça-feira (16), o emprego na indústria brasileira teve o terceiro melhor resultado consecutivo (alta de 0,3%) em novembro ante outubro de 2016. Ainda de acordo com a pesquisa, a taxa foi a maior registrada desde novembro de 2014.
 
Outro resultado positivo foi de horas trabalhadas na produção, foi registrada a alta de 0,6% em novembro na comparação com outubro na série de dados dessazonalizados, revertendo a queda registrada no mês anterior. O uso da capacidade instalada também subiu "para 78,3%, o maior nível desde fevereiro de 2016, também com ajuste sazonal. Com isso, a ociosidade na indústria recuou para 21,7%", de acordo com a pesquisa.
 
Alguns indicadores não tiveram melhora como o faturamento, que teve uma queda de 0,6%, a massa real de salários recuou 0,8% e o rendimento médio do trabalhador diminuiu 0,5% ante a outubro, na série livre de influências sazonais. "Embora alguns dados mensais sejam negativos, os resultados positivos estão ficando mais frequentes", observa o economista da CNI Marcelo Azevedo. Isso indica que a atividade industrial está se recuperando lentamente.
 
Ainda segundo economista, "no acumulado de janeiro a novembro de 2017 em relação ao mesmo período de 2016, todos os indicadores, com exceção do rendimento médio real dos trabalhadores, apresentam quedas. Nesta base de comparação, o faturamento diminuiu 0,7%, as horas trabalhadas na produção caíram 2,3%, o emprego recuou 2,9% e a massa real de salários encolheu 2%. O rendimento médio do trabalhador aumentou 1%, favorecido pela queda da inflação", finaliza a nota