Notícias
Setor da Construção
25 de Outubro de 2016
Atividade da construção segue em queda em setembro
O nível de atividade e o número de empregados da construção civil continuaram a registrar queda em setembro, informou nesta segunda-feira (24) a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em levantamento realizado com 591 empresas entre 3 e 14 de outubro.
No mês passado, o indicador do nível de atividade da indústria da construção somou 41,5 pontos, contra 41,8 pontos em agosto. Já o índice do emprego no setor ficou em 39,7 pontos em setembro. Pela metodologia da pesquisa, valores abaixo de 50 pontos indicam atividade em baixa e demissões no setor. Acima de 50, indicam alta.
A utilização da capacidade de operação, por sua vez, "permanece muito baixa", informou a entidade, avaliando que isso "corrobora com o cenário de fraca atividade do segmento da construção".
Em setembro, o indicador do nível de operação do setor atingiu 57%, 1 ponto percentual acima do valor observado em agosto, mas 8 pontos percentuais abaixo da média histórica para o mês de setembro.
As expectativas dos empresários continuam pessimistas, informou a CNI, observando que, neste mês, todos os índices de expectativas para os próximos seis meses mantiveram-se abaixo de 50 pontos - o que indica expectativas em queda. Já o índice de intenção de investimento aumentou para 28,8 pontos em outubro de 2016, indicando uma maior propensão dos empresários para investir.