Notícias
Geral
01 de Abril de 2015
ACM Neto encaminha Linha Viva para a Câmara e pede isenção de ISS da construção
O Poder Executivo encaminhou nesta quarta-feira (1º) a mensagem à Câmara de Salvador que versa sobre a construção da Linha Viva, projeto de via de 17,5 km com praças de pedágio, paralela à Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). De acordo com a mensagem, o prefeito ACM Neto (DEM) solicita ainda a concessão de benefícios fiscais, com isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Planejada inicialmente pela administração do ex-prefeito João Henrique (PSL), a Linha Viva, a via alternativa de tráfego liga o Acesso Norte ao Complexo Viário 2 de Julho, na rótula do aeroporto. O projeto é alvo de polêmica desde o início dos debates sobre a construção.
A principal discussão, entretanto, gira em torno do local onde será construída: planeja-se que a Linha Viva seja edificada na faixa de servidão das linhas de transmissão da Chesf, para evitar prejuízos sociais e retirada de moradores, já que a ocupação da área apresenta riscos. Apesar disso, é estimada a desapropriação de cerca de 3,2 mil famílias para sua implantação, o que atinge, entre outras localidades, o bairro de Saramandaia.