Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

22 de Outubro de 2014

Abramat prevê queda de 4% nas vendas em 2014

As vendas de materiais de construção neste ano foram muito mais fracas do que o imaginado por representantes da indústria nacional, que reduziram pela quarta vez a projeção para o faturamento do setor.

A expectativa atualizada é de queda de 4% nas vendas em 2014, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

A estimativa inicial, anunciada em janeiro, era de alta de 4,5%. Mês a mês, porém, a comercialização surpreendeu negativamente.

De acordo com pesquisa divulgada ontem (21), pela associação, as vendas da indústria caíram 5,7% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Já em relação a agosto, houve alta de 5,2%. No acumulado entre janeiro e setembro de 2014, as vendas recuaram 6,5% em relação aos mesmos meses de 2013.

Entre os fatores que explicam a derrocada estão o ambiente de baixo crescimento da economia brasileira, a falta de confiança de empresários e consumidores, e o calendário entrecortado pela Copa do Mundo.

"O mercado foi duramente afetado pelo pessimismo em relação à economia, reforçado pela perda de dias úteis em função da Copa e feriados", afirmou Walter Cover, presidente da associação.