Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

23 de Novembro de 2015

9º Encontro de Mestres de Obras, Encarregados e Técnicos reuniu 150 pessoas

O SINDUSCON-BA, com o apoio do SESI-BA promoveu no último sábado o 9º Encontro de Mestres de Obras, Encarregados e Técnicos, evento que reuniu em torno de 150 pessoas no SESI Simões Filho e foi uma oportunidade de capacitação, integração e confraternização. “O momento é oportuno, sobretudo diante do cenário econômico adverso que enfrenta o setor. Esperamos que esse encontro contribua para o crescimento profissional e pessoal de todos que estão aqui”, destacou o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, na abertura do encontro.
 
Numa breve análise de conjuntura passes destacou que a Construção Civil é bastante sensível às questões econômica, crescendo e retraindo-se conforme o comportamento dos diversos setores. Num discurso otimista ele destacou as perspectivas de melhoria com o lançamento da terceira etapa do Minha Casa Minha Vida. “A terceira fase não deve ser pujante como as anteriores, mas vai criar um ciclo de negócios. Também esperamos outras oportunidades, pois o Brasil precisa de infraestrutura e equipamentos públicos”, destacou.
 
No encontro, a professora Denise Oliveira, mestre em Gestão e Tecnologia Industrial proferiu palestra sobre “Liderança com foco em qualidade na Construção Civil”. Em sua fala ela destacou os conceitos e principais características da liderança, e pontuou os estilos de líderes. “A liderança voltada para encarregados e técnicos, exige destes profissionais características como curiosidade, criatividade, carisma, competência, caráter e senso de justiça”, disse. “Mais que tudo, o liderar é motivar, influenciar a equipe de forma ética e positiva”, ressaltou.
 
O clima entre os mestres e encarregados presentes era de confraternização e de receptividade ao aprendizado. Cerca de dez profissionais participaram pela primeira vez do encontro. Antônio Carlos Silva, da Sertenge, levou a mulher e um filho e disse que aproveitou o momento para reciclar o conhecimento. ”A gente tem a vida corrida e é sempre bom parar para aprender e rever o que sabemos. É ainda melhor quando estamos perto de amigos e familiares”, disse.
 
Família e confraternização – A programação do evento contemplou toda a família e contou atividades e espaços para os acompanhantes: jogos X-box para as crianças e o Espaço Bem-Estar, com brinquedoteca para os menores, massagem e a realização de mini palestras sobre o aproveitamento de alimentos e a dinâmica Roda de Alimentos.  A festa foi encerrada por um churrasco com música ao vivo e os convidados puderam usufruir da infraestrutura de lazer (piscina e quadras). Felícia Oliveria, que participou pela terceira vez do encontro, acompanhou o marido e levou os dois filhos. “É um evento importante, um momento de sair do trabalho para aprender teoria, e, o mais importante, é a interação entre as famílias”, destacou.