Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

16 de Maio de 2016

Tecnologia de impressões 3D pode solucionar problemas habitacionais

O presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos participou no dia 12 maio, como debatedor do fórum de Inovação e Desempenho em Habitação de Interesse Social no âmbito da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), durante o 88° Encontro Nacional  da Indústria da Construção (ENIC), em Foz do Iguaçu (PR). O fórum destacou como o uso da impressão 3D nos projetos da construção civil, pode agilizar o processo de edificação.
 
O uso da tecnologia de impressões 3D, ainda esta em processo de desenvolvimento, mas já pode ser considerada a solução para problemas habitacionais, podendo reduzir o volume de habitações consideradas em condições “sub-humanas”, além da fabricação ser mais barata, mais rápida e até mesmo mais sustentável. É o que defende a empresária Anielle Guedes, proprietária da startup Urban 3D.
A proposta de construir casas de interesse social é importante não apenas para São Paulo, mas para praticamente todas as cidades grandes do país. “A moradia digna se configura como um dos grandes desafios das capitais, principalmente em Salvador, onde temos um contingente de aproximadamente 3 milhões de habitantes, e 33% destes baianos vivem em palafitas, favelas, e outras moradias precárias, de acordo com pesquisa do IBGE baseado no Censo 2010”, afirma Carlos Henrique.
 
O presidente do SINDUSCON- BA ainda ressalta que, “adaptar e aprimorar as novas tecnologias, usando-as a nosso favor são os segredos para os problemas de habitação e crescimento do mercado de construção” conclui.
 
Impressão 3D
 
As impressoras funcionam a partir da criação de um modelo do objeto proposto, desenvolvido em um aplicativo de modelagem 3D no próprio computador. Em seguida, esse modelo é enviado para o software da impressora, que o divide em várias camadas e o separa em três dimensões. Esses objetos são então impressos, camada por camada, a partir de pedaços de materiais, que no caso da construção civil podem ser cimento, fibras de aço ou polímeros e construído.