Notícias
Geral
02 de Setembro de 2013
Taxa de desemprego diminui na RMS pelo terceiro mês consecutivo

As informações captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, mostram que a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador (RMS) diminuiu pelo terceiro mês consecutivo, passando de 19,1% da População Economicamente Ativa (PEA) para os atuais 18,7%.
Em julho, o contingente de desempregados foi estimado em 345 mil pessoas, 3 mil a menos que no mês anterior. No período, o contingente de ocupados cresceu 1,7%, passando de 1.474 mil pessoas, em junho, para 1.499, em julho.
Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve crescimento em serviços (24 mil ou 2,7%) e, em menor escala, na indústria de transformação (1 mil ou 0,8%).
A construção civil permaneceu estável. De acordo com o tipo de inserção ocupacional, o contingente de trabalhadores assalariados ficou relativamente estável em relação ao mês anterior (-2 mil ou -0,2%).
No mês de junho, o rendimento médio real cresceu tanto para os ocupados (3,7%) quanto para os assalariados (3,8%). Com estes resultados, os valores dos rendimentos médios reais foram estimados em R$ 1.135, para os ocupados, e em R$ 1.246, para os assalariados.