Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

12 de Maio de 2015

SINDUSCON-BA participa do Encontro Nacional de Saúde e Segurança na Construção

A Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza hoje, em Brasília o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil, evento que contará com a participação do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Mário Macedo Fernandes.

Também estarão presentes, o presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Benjamim  Maranhão, o coordenador-geral de Normatização e Programas, o auditor fiscal do trabalho, Rômulo Silva e o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Alessandro Santos de Miranda.
 
Os trabalhadores do setor na Câmara dos Deputados serão representados por Antonio Ramanho. Também integram a programação do evento o diretor de Operações do Departamento Nacional do Sesi, Marcos Tadeu; o presidente da CBIC, José Carlos Martins; e o líder do Projeto Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT, Haruo Ishikawa. Os convidados participam do painel político do encontro realizado na manhã desta terça-feira (12), que aborda o  tema “O que faz a construção no Brasil?”, com palestra do presidente da CBIC e mediação do jornalista Alexandre Garcia.
 
Na parte da tarde será realizado o Painel técnico “O que queremos da construção no Brasil?”, com a presença do engenheiro José Carlos Sampaio e do médico Gustavo Nicolai, que irão falar sobre gestão de projetos e sistemas preventivos de  segurança e saúde nas empresas. Também integra este painel o engenheiro Renato Correia, que irá compartilhar um case de sucesso realizado pela Vega Construtora, de Goiânia.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, os empresários da construção civil estão buscando cada vez mais investir em medidas preventivas. “Todos os projetos desenvolvidos pela CBIC partem do pressuposto de que a informação é o principal instrumento para evitar  acidentes em canteiros e melhorar a saúde dos nossos colaboradores”,  explica Martins.
 
Hoje, a indústria da construção é responsável pela geração de mais de 3 milhões de empregos no País. E houve uma evolução no cumprimento das normas de segurança em vigor, em especial a Norma Reguladora nº 18, instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego e que define as condições ideais de trabalho em canteiros de obras, com o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC).

O SINDUSCON-BA está fortemente representado no evento com a presença dos presidente e vice presidente, Carlos Henrique Passos e Rafael Freire Filgueiras, do diretor Rogélio Veiga Peleiteiro Filho, e do dirigente sindical João Batista.