Notícias
Setor da Construção
24 de Novembro de 2015
SINDUSCON-BA lança Indicadores de Desempenho de Recursos Humano
O SINDUSCON-BA, dentro da proposta de melhorias de práticas das empresas do setor deu passo importante nesta terça-feira (25), com o lançamento dos Indicadores de Desempenho de Recursos Humanos, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Permanente de Recursos Humanos (GT-RH) e a assinatura de convênio de cooperação com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato, Carlos Henrique Passos, e pelo superintendente do IEL, Eduardo Mazo. Pelo acordo os associados do SINDUSCON-BA terão valores diferenciados nos valores praticados pelo Instituto.
“Nosso objetivo é contribuir para a profissionalização da gestão das empresas”, destacou. Segundo ele, os descontos irão variar de 10% a 35% a depender do programa/serviço contratado: Jogos da Inovação; Gestão Empresarial sob medida; Qualificação de Fornecedores; Estágio Supervisionado; Seleção de Talentos; Escolas de Líderes e Foco na Carreira. Para Passos, o convênio e os indicadores são ferramentas fundamentais na otimização de custo, o que contribuirá com a equalização dos preços e da capacidade de pagamento do cliente. “Quanto aos indicadores, eles ajudam a criar um norte gerencial. O histórico destes indicadores na empresa é fundamental para enfrentar um dos gargalos do nosso setor”, destacou.
Liderança – O primeiro painel da manhã foi fechado por palestra de Fernando Neves, sobre “Gestão em tempo de crise”. Segundo ele, para se preparar para tempos de crise é necessário investir em liderança, o que possibilitará às empresas treinar em cima de um método para otimizar processos. “Isso só é possível com um líder que tenha um olhar de fora e de dentro do processo”, destacou. Neves pontuou que é papel do líder ter uma visão de conjunto, direção e sentidos; manter rigor ao métodos, objetivos; além de extrair saberes da equipe, ouvir, capacitar, treinar e desenvolver a equipe, entre outros. “O líder tem uma função arquitetônica, de criar condições para execução das tarefas; e carismática, de motivar, ouvir, reconhecer e dar sentido.
Indicadores de Gestão de Pessoas – O gerente de Relações Trabalhistas do SINDUSCON-BA, João Batista, apresentou aos participantes do evento, os indicadores desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho Permanente de Recursos Humanos, criado em 2012 pelo Sindicato. “Nossa proposta foi trazer um referencial de indicador a ser adotado pela área industrial e de construção, que permita mensurar processos para aperfeiçoá-los. O Indicador de Gestão de Pessoas foi feito a partir do trabalho realizado por 11 empresas que formam o GT e será adotado como base para as empresas do setor e acompanhado. O indicador considera os seguintes itens: Gestão da performance da força de trabalho da empresa, o absenteísmo e seus impacto, os investimentos em treinamento, o contencioso trabalhista e as vulnerabilidades de seus processos.
“A análise dos indicadores e sua comparação com sua referência consolidada do setor permitirá aos gestores um melhor alinhamento da política de gestão de pessoas da empresa”, afirmou João Batista. Entre os indicadores apresentados, tendo como referência o período de janeiro a outubro de 2015 , já consolidado, estão: Absenteísmo de 3,4%; Horas extras sob horas trabalhadas de 4,6% e horas de treinamento de 17,5%. O indicador mensurou também os Desligamentos efetivados no período, conforme o motivo: termino de obra, 53%, iniciativa do empregador, 31,9%, termino do contrato, 10%, iniciativa do empregado, 3,6% e outros, 0.8%.