Notícias
Geral
30 de Junho de 2016
SINDUSCON-BA intensifica campanha de combate ao Aedes Aegypti
A Bahia está em alerta com a epidemia de três doenças diferentes no estado, Dengue, Zika e Chikungunya. E também com a confirmação de casos da Síndrome Guillain-Barré, doença autoimune provocada por reação de defesa do organismo após doença infecciosa aguda. Por conta dos surtos e do período chuvoso em Salvador, o SINDUSCON-BA está intensificando a campanha em combate ao mosquito Aedes Aegypti. Estas ações devem ser promovidas de forma continuada, com periodicidade semanal nos canteiros de obras, para sensibilização dos colaboradores com atuação no ambiente de trabalho e nas suas casas.
A ação prevê a utilização de apresentação de Power point e vídeos sobre assuntos no Diálogo Diário de Segurança (DDS), promovido nos canteiros, distribuição de folders educativos e a inspeção do canteiro com o check-list fornecido pelo sindicato para eliminar os locais de água parada.
Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia foram notificados até o mês de maio 46.314 casos suspeitos de Zika, 35.579 casos suspeitos de Chikungunya e 57.717 casos prováveis* de dengue no estado da Bahia, representando uma incidência de 562,10casos/100 mil hab., 431,8 casos/100 mil hab. e 700 casos/100 mil hab., respectivamente. Os números são alarmantes e a única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.