Notícias
12 de Novembro de 2022
Sextas da Construção continuam com sucesso absoluto
O Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA realizou na 5ª edição da “Sexta da Construção”, no dia 11/11, o lançamento da cartilha "Planeje a sua empresa com base nas diretrizes da ISO 9001", como parte das ações do Grupo de Trabalho de Qualidade. O encontro é realizado todas as semanas com café da manhã, na sede da entidade, em Salvador.
Durante a abertura o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, falou sobre a satisfação de estar lançando a cartilha com um assunto de grande relevância para as empresa associadas que é o atendimento à norma ISO 9001, a qual estimula as organizações a reunir e avaliar informações estratégicas para a aplicação de ações, tendo em vista a eficácia e eficiência na gestão dos processos, o aumento de produtividade, a redução de custos e desperdícios, e a abertura de novos mercados a partir de um conjunto de requisitos.
“Muitas vezes nos deparamos em nossas empresas tentando desvendar as melhores práticas e procedimentos para garantir a qualidade dos nossos empreendimentos. No entanto, quando participamos de forma colegiada dos debates, o resultado se demonstra mais completo e eficaz. Por estes motivos, congratulo o GT de Qualidade e todos os envolvidos por compartilhar o resultado do trabalho em grupo, através da criação desta ferramenta, idealizada para contribuir com a gestão e a competitividade das empresas associadas”, pontua Landim.
O Diretor de Tecnologia, Marcos Galindo, também se pronunciou reconhecendo e parabenizando a atuação do GT de Qualidade. O material foi apresentado pela coordenadora do Grupo de Trabalho, Aline Sampaio, que expos todo o conteúdo desenvolvido.
Na ocasião, a engenheira civil e sócia da Cristal Desenvolvimento Organizacional, Maria Lívia Costa, deu início à sua palestra afirmando que muitas organizações ainda não conseguiram aplicar os conceitos do sistema no dia a dia da prática gerencial e falou sobre a importância da norma ISO 9001. “Assim como nós seres vivos, as empresas possuem um ciclo de vida na qual nascem com uma introdução de capital, depois vão crescendo, se desenvolvendo e atingindo a maturidade. E são sistemas como esse que vão impedir um possível declínio após a maturidade, através das análises de processos e de riscos para se reinventar, enxergar novas oportunidades e planejar o futuro”, ressalta a consultora, instrutora e auditora líder em sistemas de gestão.
Mercado de Paredes de Concreto
Na edição anterior, no dia 04/11, a abordagem teve como foco a “Perspectiva de crescimento do mercado de paredes de concreto e a revisão da NBR 16055”. O evento contou com a participação de três palestrantes, sendo eles Marcelo Rios e Patrícia Rios, da Geotest, com o tema "A revisão da Norma de Paredes de Concreto e a evolução do sistema" e Luiz Sérgio Filho, que trouxe o debate referente a "Construção de edifícios altos em paredes de concreto – Apresentação de cases”.
Segundo Ana Gabriela, coordenadora da Comunidade da Construção, o sistema Paredes de concreto foi amplamente empregado nos últimos 10 anos no Brasil, principalmente em projetos de habitações para baixa renda por possibilitar uma velocidade de obra muito boa comparada aos sistemas tradicionais, além da necessidade da redução do déficit habitacional. “Hoje com uso maduro das paredes de concreto muitos construtores passaram a adotá-lo em obras de elevados pavimentos (edifícios altos) bem como para projetos de médio e até alto padrão. O objetivo do encontro foi de discutir o uso do sistema em edifícios altos, que é uma tendência, bem como quais parâmetros da nova norma podem ter relação com essa nova realidade”, finaliza.