Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

20 de Março de 2015

Setor da Construção já demitiu 12 mil, diz ADEMI-BA

O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Luciano Muricy, afirmou na quinta-feira, 19, que houve em 2014 uma redução de aproximadamente 20% nos postos de trabalho da construção civil em Salvador. Muricy participou de audiência organizada pela Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal. Durante o encontro, foi discutido o projeto que reduz a outorga onerosa - contrapartida paga à prefeitura pelas construtoras quando aumentam o potencial construtivo de determinada área.
 
Na audiência, Muricy afirmou aos vereadores que a aprovação da matéria é importante para destravar o setor, praticamente sem lançamentos há três anos, conforme o dirigente. "Diante desse cenário econômico adverso, precisamos de uma luz para tentar recuperar alguma coisa dos postos de trabalho", disse. De acordo com o presidente da Ademi, eram cerca de 53 mil postos de trabalho na construção civil no início de 2014. Ao final do ano, o número caiu para pouco mais de 41 mil, diz Muricy. "E nos dois primeiros meses deste ano, perdemos mais mil vagas. Claro que não creditamos tudo ao valor da outorga, mas isso pode ser amenizado", completou.
 
Na última quarta, 18, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou o parecer sobre o projeto, de autoria do presidente do colegiado, o vereador Leo Prates (DEM).  Presidente da Comissão de Planejamento Urbano, o vereador Arnando Lessa (PT) disse que, a partir da próxima segunda-feira, 22, serão contadas dez sessões ordinárias. Caso a matéria não seja votada nesse período, passa a sobrestar a pauta, ou seja, impedir a apreciação de outros projetos.