Notícias
Geral
15 de Maio de 2015
Sete Brasil apresenta plano de reestruturação a credores
A Sete Brasil apresentará hoje (15), a seus credores o controverso plano de reestruturação que prevê a redução das encomendas de sondas, ajustes na composição acionária e na estrutura de capital. As medidas foram aprovadas ontem (14), em assembleia de acionistas, no Rio, como alternativa para salvar a empresa responsável por construir unidades de perfuração que serão utilizadas pela Petrobras nas áreas do pré-sal. A previsão é de que das 29 sondas contratadas inicialmente, apenas 15 sejam efetivamente concluídas.
O plano aprovado pelos acionistas é uma versão preliminar que, a partir de agora, terá os termos detalhados com credores, investidores, clientes e estaleiros - que poderão ter seus contratos revistos. A reestruturação prevê que Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal assumam as linhas de financiamento da empresa, até então sob tutela do BNDES. As mudanças estavam sendo desenhadas há quase três meses.
A dívida com os estaleiros já chega a R$ 2 bilhões, mas a dívida total da Sete Brasil é estimada em US$ 4 bilhões. Diversas estratégias foram ensaiadas pela empresa, que cogitou até recorrer a novos financiamentos pelos sócios Bradesco e BTG - que rejeitaram a proposta. A proposta atual da Sete Brasil limitará a até três estaleiros as contratações das sondas que permanecem no plano de negócios. A Petrobras é uma das sócias da empresa, criada em 2010. Além dela, também são acionistas os fundos de previdência Petros, da petroleira, e Previ, do Banco do Brasil, além da Caixa Econômica Federal, do BTG e do Bradesco.