Notícias
Setor da Construção
17 de Junho de 2014
Sede do SINDUSCON-BA é a primeira a obter certificação AQUA na Bahia
O Edifício-sede do Sinduscon-BA é o primeiro empreendimento comercial da Bahia a conquistar a Certificação do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) na fase Realização.
O presidente eleito da CBIC, José Carlos Martins, parabeniza o sindicato pela conquista.
"Tudo que vem para somar à cultura da sustentabilidade é bem vindo", diz.
Concedida pela Fundação Vanzolini, das 14 categorias avaliadas, o empreendimento obteve classificação excelente em seis, superior em outras seis e bom em duas.
O edifício já havia conquistado a certificação AQUA nas fases Programa e Concepção.
Resultado de investimento da ordem de R$ 9,5 milhões, viabilizados pelo apoio de empresas associadas, pela parceria com projetistas, consultores e fornecedores, além de financiamento de R$ 3,5 milhões junto à Caixa Econômica Federal.
O custo de um edifício similar construído dentro dos critérios do AQUA fica em torno de 5% maior que o de um prédio convencional. No caso da sede do Sinduscon-BA o valor foi um pouco maior, pois optou-se pela incorporação de tecnologias inovadoras.
O edifico eco-eficiente já é modelo para o setor na Bahia e traz benefícios como a redução dos impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida, pelo uso racional de recursos materiais, gestão sustentável da água e soluções que propiciam a eficiência energética.
Com nove pavimentos, quatro serão destinados a locação.