Notícias
Mercado
13 de Julho de 2016
Salvador tem queda real de 15% no valor do m²
O preço médio do m² para aluguel em Salvador apresentou desvalorização nominal de 4,6%, quando comparado com junho de 2015. Considerando a inflação, os valores apresentaram queda real de 15%. O IGP-M acumulado no período foi de 12,2%.
Em junho de 2016, o valor médio do m² para venda em Salvador teve valorização nominal de 3,4%, quando comparado com o mesmo período de 2015. No entanto, quando levamos em consideração o índice de inflação acumulado do período – IPCA em 8,82% – o m² para venda apresentou desvalorização real de 5,0%. Os dados são do Viva Real, plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel.
Na capital baiana, os bairros com as maiores valorizações nominais para venda foram Jardim Apipema (+23,8%), Federação (+22,1%), Campo Grande (+ 16,8%), Canela (+16,5%) e Rio Vermelho (+11,1%). Já os mais desvalorizados foram Jaguaribe (-18,8%), Pituaçu (-6,3%), Jardim Armação (-2,1%), Patamares (-1,9%) e Amaralina (-1,8%). “Além do aumento da disponibilidade de imóveis para locação, também podemos notar um aumento da oferta do aluguel mais barato, aquele que não ultrapassa mil reais. Esse cenário somado a maior flexibilidade de negociação proporcionada pela instabilidade da economia é o que ajuda a diminuir o valor médio do m² para aluguel”, comenta Lucas Vargas, CEO do Viva Real. Os bairros mais procurados pelos consumidores para compra são Pituba, Imbuí, Piatã, Barra e Itapuã. Para alugar, os consumidores buscaram mais imóveis em Pituba, Costa Azul, Rio Vermelho, Caminho das Árvores e Imbuí.