Notícias
Economia
26 de Setembro de 2013
RMS responde por 48% do PIB Estadual

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) representa um dos seis mais importantes mercados regionais do Brasil, além de ser responsável por 48% do PIB estadual.
A RMS apresentou nas últimas décadas, taxas de crescimento do PIB superiores às verificadas nas duas principais metrópoles do país – São Paulo e Rio de Janeiro e que os principais vetores deste dinamismo forma os serviços, a indústria automobilística e a petroquímica e no litoral norte da Bahia, a atividade turística.
As informações são do estudo intitulado “Região Metropolitana de Salvador: Como Estamos?, dos pesquisadores e Carlos Rodolfo Lujan Franco, Márcia Sampaio Baggi e Maria das Graças Torreão Ferreira, publicado no livro 40 anos de Regiões Metropolitanas no Brasil, editado pelo IPEA.
O estudo afirma ainda que a implantação de grandes empreendimentos e investimentos, previstos e em andamento, na RMS ultrapassam os R$ 20 bilhões e que observa-se uma tendência de dispersão dos investimentos na região, que historicamente concentraram-se ao norte, nos vetores que apresentaram as maiores taxas de crescimento demográfico.