Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

05 de Novembro de 2020

Rede Sindical da Construção discute setor

Presidentes e executivos de sindicatos empresariais da indústria da construção civil de todo o país se reuniram, na última terça-feira (03.11), para mais um Intercâmbio de Lideranças Setoriais. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Federações de Indústrias, o encontro teve como proposta levantar discussões aderentes ao setor envolvido, fomentando a troca de experiências e o debate de temas prioritários, estimulando a atuação conjunta.

A programação do evento, que tem ocorrido em formato virtual em 2020, para todos os setores industriais, contou com uma apresentação sobre os impactos da crise e as perspectivas para o setor. O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, apresentou dados sobre o comportamento da indústria da construção civil durante a pandemia, que apresentou sinais de recuperação em seus índices de desempenho, desde maio.

Ele destacou, porém, que o setor atravessa agora o segundo efeito da pandemia, com a dificuldade de obter insumos. “Muitos dos fornecedores de matérias-primas não tiveram condições de atender a procura. A cadeia estava desmobilizada, o que gerou o descasamento de oferta e da demanda, elevando assim, o custo da matéria-prima”, afirmou Azevedo, que acredita que o problema deve permanecer até dezembro.

Reforma Tributária, acesso ao crédito e desafios e oportunidades na cadeia da construção civil também foram temas discutidos no Intercâmbio.

“O encontro foi bastante enriquecedor, sobretudo para nós que estamos sempre em busca de dados do setor, além da contextualização do atual cenário e perspectivas para o futuro. Isso tudo, apresentado por especialistas, apoia as lideranças setoriais para a tomada de decisões”, pontuou a Superintendente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Laura Guimarães, que acompanhou o evento.

Este ano já foram realizados 12 Intercâmbios de Lideranças Setoriais. O próximo será o da Indústria de Alimentação, Bebidas e Laticínios, dia 10.11.