Notícias
Mercado
13 de Maio de 2016
Quatro empresas da China têm interesse em projeto de ponte Salvador-Itaparica
Pelo menos quatro empresas chinesas mantêm-se interessadas no projeto de construção e exploração da ponte Salvador-Itaparica, orçado em R$ 5 bilhões. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 12, pelo secretário da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster, em entrevista coletiva realizada no Hotel Sotero, em Salvador, onde ele se reuniu com técnicos da construtora chinesa Crec 10 (sigla da companhia China Railway Engineering Group). No caso específico da Crec 10, o interesse maior é nos projetos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e no Porto Sul, na região de Ilhéus.
A estratégia de atração de investidores chineses para dar continuidade a grandes projetos de infraestrutura no estado deve ser intensificada ainda mais agora pelo governo baiano, como forma de também driblar eventuais cortes de verbas federais durante o governo Temer. "Esperamos que, caso haja dificuldades nessa área, sejam meramente em função da crise fiscal, até porque qualquer tentativa de mesquinharia nesse sentido seria uma estratégia falida, diante da importância político-econômica da Bahia", disse Dauster.
As propostas em relação à Fiol e ao Porto Sul estariam mais adiantadas, com interesse concreto da Crec 10. Os engenheiros e técnicos da área de finanças da empresa devem realizar estudos técnicos nos próximos três meses para avaliar a viabilidade dos investimentos, que, juntos, somam R$ 4 bilhões.