Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

21 de Dezembro de 2015

Proximidade do Carnaval faz oferta de aluguel de imóveis crescer 61%

Com o Carnaval acontecendo mais cedo no ano que vem, a oferta de aluguéis para o período é notada no circuito Barra/Ondina. Na fachada dos prédios localizados na orla, as tradicionais placas oferecem imóveis para a temporada de Carnaval e funcionam como camarotes para quem não quer perder nada da maior ‘festa popular do planeta’.
 
O boom das ofertas também é notado nos sites de classificados como a OLX, que já no mês de outubro viu o número de anúncios de aluguel por temporada em Salvador aumentar 61%. O portal, por exemplo, espera um aumento de 122% no número de anúncios de imóveis para temporada em Salvador no último trimestre de 2015. “A procura também foi antecipada este ano, mas os possíveis locatários têm pesquisado bastante. Quanto aos preços, muitos proprietários mantiveram os valores cobrados no ano passado e estão mais flexíveis, aumentando o limite de pessoas permitidas nos imóveis”, pontua a diretora do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) Consuelo Fonseca, especialista em aluguel.
 
Acordo - O contrato de aluguel por temporada, que não pode ultrapassar 90 dias, é a segurança jurídica do locador e do locatário. Nunca deverá ser apenas verbal, como explica o coordenador da pós-graduação de Direito Imobiliário da Faculdade Baiana de Direito, Bernardo Chezzi. “O contrato deve ser assinado por ambas as partes, por testemunhas e ter firma reconhecida. Outra segurança que a pessoa que vai ocupar o imóvel pode ter é registrar todas as condições por e-mail”, sinaliza.
 
Quanto ao condomínio, o locatário deve solicitar que o locador envie uma carta ao síndico, registrando nominalmente quem ocupará o imóvel durante aquele período. “Às vezes, o proprietário viaja e não sinaliza ao condomínio quem serão as pessoas autorizadas a ocupar a casa ou apartamento, gerando complicações para quem aluga”.
 
Muitos condomínios que estão nos circuitos definem a ocupação máxima durante o período, que varia a depender do tamanho do imóvel. O condomínio do Edifício Costa España, por exemplo, distribui pulseiras de acesso durante os dias da folia. Apartamentos de um quarto têm direito a quatro ocupantes.