Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral

14 de Março de 2014

Produção industrial em janeiro cresce na maior parte das regiões, diz IBGE

A produção industrial brasileira começou o ano com crescimento em 10 das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE.

O levantamento indica que, feitos os ajustes sazonais, a alta de 2,9% de dezembro para janeiro foi puxada por Minas Gerais (7,0%), Ceará (5,4%), São Paulo (3,5%) e Região Nordeste (3,4%).

Já a Bahia (2,5%) e outros estados completaram o conjunto de locais com taxas positivas, mas que ficaram abaixo da média nacional (2,9%).

Com crescimento de 9,2% sobre janeiro de 2013, Pernambuco foi o Estado com o avanço mais acentuado no período. Os demais resultados positivos foram registrados por Região Nordeste (2,3%), Pará (1,9%), Goiás (1,6%), Rio Grande do Sul (0,8%) e Santa Catarina (0,4%).

No acumulado dos 12 meses encerrados em janeiro, embora 9 dos 14 locais de pesquisa tenham tido avanço, a maior parte das regiões apresentou crescimento inferior do que o registrado no período encerrado em dezembro.

As principais reduções foram observadas no Ceará (de 3,3% para 1,9%), Rio de Janeiro (de 0,1% para -1,0%), Minas Gerais (de -1,3% para -2,3%), São Paulo (de 0,7% para -0,1%) e Bahia (de 3,8% para 3,1%).

Os ganhos mais importantes vieram de Pernambuco (de 0,8% para 1,5%) e Espírito Santo (de -6,7% para -6,0%).