Notícias
Mercado
05 de Maio de 2014
Portabilidade no crédito começa nesta segunda-feira
A partir desta segunda-feira, os clientes já podem transferir os empréstimos e financiamentos de um banco para outra instituição financeira que oferecer melhor taxa de juros.
É que entra em vigor a chamada "portabilidade" do crédito, que também vale para operações de "leasing" (arrendamento mercantil).
A portabilidade vale para todo o tipo de crédito: consignado, crédito pessoal, financiamento de imóveis e de automóveis, entre outros, e até mesmo aqueles com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A portabilidade é semelhante ao que ocorre na telefonia e será feita eletronicamente pelos bancos sem custo adicional.
As instituições financeiras terão o prazo de 5 dias para fazer uma contraproposta ao cliente que estiver querendo sair.
Os bancos estão proibidos de cobrar os custos da transferência. Mas somente a taxa de juros pode ser alterada: prazo e valor da operação original devem ser mantidos.
Analistas afirmam que para valer a pena o tempo e o esforço dispendido a economia real teria de ser superior a 5%, Outros dizem que para os pequenos empréstimos a economia será pequena, mas para financiamentos de longo prazo podem compensar, no entanto, as margens para redução das taxas do crédito imobiliário são relativamente pequenas.