Notícias
Geral
20 de Setembro de 2013
Por dentro da obra

No Brasil e em diversas cidades do País, a adesão a soluções sustentáveis como sistemas de captação de chuva, aquecimento solar e telhados verdes em empreendimentos residenciais e comerciais é incentivada por medidas como descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU verde).
O SINDUSCON-BA tem importante papel no incentivo a práticas sustentáveis e demonstra na prática, com a construção da Nova Sede da entidade, a viabilidade técnica e econômica da incorporação de soluções sustentáveis.
Merece destaque, na nova sede, o telhado verde conjugado com sistema de captação de chuva na cobertura e no terraço-jardim do 3º pavimento, jardins verticais e uma serie de tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis para reduzir o consumo de água, energia e outros recursos naturais.
No telhado verde serão plantadas espécies nativas de baixo consumo de água e manutenção, resistentes ao salitre e fortes ventos.
O jardim será plantado pelo sistema “Tec Garden”, o qual utiliza um piso elevado fabricado com PEAD reciclado (plástico reciclado e reciclável) com tubos de irrigação e drenagem que permitem a formação de um reservatório de água abaixo do jardim.
O sistema reserva também as águas pluviais para irrigação do jardim, sem utilização de energia elétrica, bombas ou qualquer mecanismo automático ou manual. No caso se excesso de água, será destinado para o reservatório de tratamento para utilização diversa como nos vasos sanitários.
Além de proporcionar o melhor aproveitamento de um espaço que muitas vezes é desperdiçado, os telhados verdes trazem benefícios para o conforto térmico, uma vez que podem reduzir entre 3 e 5 graus a temperatura ambiente.
Quando utilizado em conjunção com sistemas de captação de chuva, o telhado verde funciona como um biofiltro, melhorando a qualidade da água de chuva captada.